domingo, 4 de março de 2012

Baldur's Gate ... And then... it returned.



Povo, preciso compartilhar algo:

Estou para jogar Baldur's Gate novamente. Para ambientar-me e empolgar-me entrei no antigo site do jogo...

Encontrei isso:

http://baldursgate.com/

Pense no meu susto. Comecei a pesquisar loucamente e descobri que o susto era em escala mundial. Diversos sites estavam postando notícias e artigos feito loucos. Videos antigos postados no Youtube estavam sendo repostados como supostos trailer novos de uma possível sequência... e para minha maior surpresa as publicações estavam sendo feitas no dia que eu entrei no site.. dia 28.

Especulações e e mais especulações estam sendo feitas. Fãs sedentos estão procurando dicas em antigas entrevistas e artigos de mais de 10 anos atrás.

Como mega-ultra-motherfucker-super-fã da série, também quero especular

O pedaço de informação mais importante e relevante é esse:

!-- February 28, 2012 -->
!-- Shadowy Figure- Raise Dead : Infinity Engine -->

!-- For years, I clung to the memory of it. Then the memory of the memory. -->

!-- And then... it returned. Better than it was before. -->

!-- Pore over the tapestries and works of art hanging from our walls if you wish, Child of Bhaal... perhaps you will find a clue. But patience, ah... patience would reveal it all. -->

!-- As the silver moon waxes and wanes, so too does life. -->

Um pedaço do código-fonte do site baldursgate.com.

Baseado nesse texto, eu chuto um remake, ou no mínimo uma melhora, um refinamento, do jogo original

A explicação:

"Shadowy Figure- Raise Dead : Infinity Engine"

Se você jogasse o jogo com o log de batalha ligado, quando você executasse uma magia, no log apareceria: - : nome do caster- magia usada : alvo.

"Shadowy Figure" me parece um nome de personagem; "Raise De
ad" é a magia usada pra ressucitar um personagem morto; e "Infinite Engine" foi a engine usada para desenvolver o Baldur's Gate.

Ressucitar a engine, em uma versão melhorada e refazer Baldur's Gate usando essa versão melhor da engine é uma idéia que eu compro

Depois vem o poeminha:

For years, I clung to the memory of it. Then the memory of the memory.
And then... it returned. Better than it was before.
Pore ov
er the tapestries and works of art hanging from our walls if you wish, Child of Bhaal... perhaps you will find a clue. But patience, ah... patience would reveal it all.
As the silver moon waxes and wanes, so too does life.


traduzindo:

Por anos, apeguei-me a sua memória. Depois, na memória da memória
E depois... ele retornou. Melhor que antes.
Estude as tepe
çarias e obras de arte penduradas em nossas paredes se desejar, Criança de Bhaal... talvez você ache uma pista. Mas paciência, ah... paciência vai revelar tudo.
Assim como a lua de prata que cresce e mingue, assim também é a vida.

Por parte
s:

"Por anos, apeguei-me a sua memória. Depois, na memória da memória"

Baldur's Gate foi um jogo, e uma série, que marcou sua epóca pela sua narrativa e jogabilidade, pela liberdade e pela fidelidade ao conceito do D&D e de Forgotten Realms. Até hoje fala-se e joga-se Baldur's Gate e seus herdeiros, Planet Escape: Torment e Icewind Dale. Gostando ou não do jogo ou do genêro, qualquer gamer que se preze conhece Baldur's Gate e reconhece sua importância. Essa estrofe me parece fazer referência exatamente a isso, a história e ao legado da série.

"E depo
is... ele retornou. Melhor que antes."

Baldur's Gate como disse foi uma série, e Baldur's Gate II é uma versão muito melhorad
a de Baldur's Gate I (se alguem tiver algum comentário sobre o Dark Alliance, guarde para si mesmo). O uso do verbo retornar no passado, me deixou na dúvida, se é uma referência ao segundo jogo da série ou se é a maior dica de que jogo irá retornar. Como uma sequência ou como um remake. Acredito na possibilidade do remake. A série não precisa de uma sequência.


"Estude as tepeçarias e obras de arte penduradas em nossas paredes se desejar, Criança de Bhaal... talvez você ache uma pista."

Aqui eu acho que os desenvolvedores sabiam o que ia acontecer assim que eles alterassem o site e resolveram nos zombar. Criança de Bhaal, é obviamente uma referência a nós jogadores, afinal o personagem que levamos por 2 jogos e 2 expanções é a cria de Bhaal. E enquanto especulamos estamos fazendo exatamente o que o texto diz, estudamos "tapeçarias" e "obras de arte", estamos procurando informações em tudo que podemos para ter alguma pista do que está acontecendo.

"Mas paciência, ah... paciência vai revelar tudo."

Não precisa explicar né? Eu topo esperar pra ver... e aposto todas as minhas fichas de que vai ser massa, seja lá o que for.

"Assim como a lua de prata que cresce e mingue, assim também é a vida."

Essa eu deixarei para os filosófos...

Daí, que hoje resolvo eu mesmo dá uma olhada no código fonte do site, eis que vejo

!-- February 29, 2012 -->

!-- Shadowy Figure- Raise Dead : Infinity Engine -->
!-- Take heart fellow adventurers, for you have curried the favor of Boo, the only miniature giant space hamster in the Realm! -->
!-- I can teach you how to use your wrath. -->

"Take heart fellow adventurers, for you have curried the favor of Boo, the only miniature giant space hamster in the Realm!
I can teach you how to use your wrath."


"Coragem camaradas aventureiros, pois vocês ganharam as graças de Boo, o único hamster giante em miniatura do espaço do Reino!
Eu posso ensina-los a usar sua fúria!"

.... Ah Minsc... eu sentia sua falta...